Evitar Carências Nutricionais no Final do Inverno
À medida que o inverno chega ao fim, os produtores agrícola enfrentam o desafio de garantir que as culturas não sofram carências nutricionais. É um período crítico! A cultura quebra a dormência e inicia o desenvolvimento vegetativo, sendo necessário um teor nutricional forte para um crescimento vigoroso. Aqui, exploramos estratégias agronómicas para evitar essas carências e como o Wisecrop pode ajuda a otimizar este processo.
Importância da Nutrição Adequada
As carências nutricionais podem afetar significativamente o vigor da plantas, comprometendo a produtividade e a qualidade da produção.
Durante o inverno, a absorção de nutrientes pelas plantas é limitada, devido à menor atividade radicular. Por isso, é fundamental planear a adubação de forma equilibrada, garantindo que os nutrientes essenciais estejam disponíveis no momento certo.
- Azoto (N) - Essencial para a reativação do crescimento na primavera.
- Fósforo (P) e Potássio (K) - Importantes para o desenvolvimento radicular e tolerância ao stress (climático ou fitossanitário).
- Micronutrientes (Zn, Mn, B, Fe, Cu) - Essenciais para fortalecer a resistência da cultura a problemas fitossanitários.
Como Prevenir Carências Nutricionais
Análises Laboratoriais
Realizar análises de forma regular ao solo e à cultura é fundamental para identificar carências nutricionais. Com base nos resultados, pode ajustar a aplicação de fertilizantes para atender às necessidades da cultura.
No Wisecrop, pode requisitar as análises diretamente pela plataforma e receber os resultados também digitalmente, o que, além de simplificar o processo, cria um histórico detalhado da evolução nutricional do solo e da cultura.
NDVI (Índice de Vegetação)
O NDVI pode ser usado para detetar carências nutricionais antecipadamente, antes que os sintomas sejam visíveis a olho nu. Uma planta com deficiência nutricional, falta de azoto ou fósforo por exemplo, geralmente apresenta uma menor capacidade de refletir a luz, resultando num valor de NDVI mais baixo.
Planeamento da Fertilização
Um plano de fertilização bem estruturado, que considere as exigências da cultura em cada fase do seu desenvolvimento e que permita acompanhar o teor nutricional ao logo da campanha é essencial. A fertilização deve ser adaptada para que a cultura tenha acesso aos nutrientes certo no momento certo, evitando desperdícios e deficiências nutricionais.
Simplificar e Otimizar com o Wisecrop
Ferramentas agronómicas, como o Wisecrop, ajudam o Produtor a gerir a fertilização da cultura com mais simplicidade e, acima de tudo, eficiência.
Planear a Fertilização
Além da monitorização, o Wisecrop permite planear detalhadamente a fertilização de cada parcela e cultura na exploração. Pode definir quantidades de NPK por hectare, o local de aplicação e o período em que deve ser aplicada a fertilização. Além disso, pode também o progresso e garantir que as práticas estão alinhadas com as necessidades da cultura.
Monitorizar em Tempo Real
Com de sensores de tanque, de conduta, de solo e de clima totalmente integrados é possível ter um controlo 360º da fertilização da cultura. Consegue identificar remotamente se as condições para fertilizar são as ideais (humidade e temperatura do solo, precipitação, radiação solar, entre outros), acompanhar o nível dos tanques de rega e o fluxo no sistema de rega.